sábado, 9 de junho de 2012

RIOS AFRICANOS


Observando o mapa, percebemos como a hidrografia africana é pobre. Mas alguns rios são destaque neste continente. Vamos vê-los:
  • RIO NILO
O Nilo é um grande rio do nordeste do continente africano que nasce a sul da linha do Equador e desagua no Mar Mediterrâneo.
A sua bacia hidrográfica ocupa uma área de 3 349 000 km² abrangendo o Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quénia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Sudão do Sul, Etiópia e Egito. A partir da sua fonte mais remota, no Burundi, o Nilo apresenta um comprimento de 6 852 15 km



  • RIO CONGO


O rio Congo, também conhecido como rio Zaire, é o segundo maior rio da África (após o rio Nilo) e o sétimo do mundo, com uma extensão total de 4.700 km e o primeiro de África e o segundo do mundo em volume de água chegando a debitar um caudal de 67.000 m³/s de água no Oceano Atlântico.


  • RIO ZAMBEZE

Com um total de 2.750 km de comprimento, o Zambeze nasce na Zâmbia, a 30 km da fronteira com Angola.  A sua importância em Angola é devida principalmente à extensa bacia hidrográfica de 150.800 km² apenas em território angolano. Todos os rios no quadrante sudeste de Angola são afluentes do Zambeze. O rio, depois, estabelece a fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabwe e atravessa Moçambique de oeste para leste, para desaguar no Oceano Índico num enorme delta. A parte mais espectacular do seu curso são as Cataratas Vitória, as maiores do mundo, com 1708 m de extensão e uma queda de 99m. Este monumento natural foi inscrito pela UNESCO em 1989 na lista dos locais que são Património da Humanidade.
  • RIO ORANGE:

O rio Orange (africâner e neerlandês: Oranjerivier), é o maior rio da África do Sul. Foi descoberto por indígenas, mas explorado cientificamente por europeus em 1760, e deve o seu nome ao coronel Robert Gordon, da Casa de Orange. Outra hipótese para a origem do seu nome, será devido à sua cor alaranjada, pouco comum, em oposição à do rio Vaal (em africâner cinzento, opaco, sem brilho). Sua nascente é localizada nas montanhas Drakensberg no Lesoto.
Durante os últimos 800 km recebe muitos riachos intermitentes e vários wadis. O volume de caudal reduz-se consideravelmente devido à evaporação. Na época das chuvas, o rio Orange converte-se numa imparável torrente.

2 comentários:

  1. Cláudia, nessa postagem caberia - não apenas a você, mas aos outros integrantes do grupo - pensarem numa proposta de relacionar a distribuição hidrográfica no continente com questões de cunho socioeconômico e até mesmo cultural... qual a importância desses rios (embora mais esparsos no contexto de um enorme continente) para as economias dos países que eles banham ou até mesmo na vida das populações que estão direta e indiretamente ligadas a eles?

    Penso que é um ponto importante a ser considerado...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Claudia pela sua postagem, muito informativa sobre os principais rios africnaos, o Rio é fantástico pois nasce no hemisfério sul atravessa o deserto do Saara e deságua no hemisfério norte no mar mediterrâneo. Outro apaecto importante do Rio Nilo foi o desenvolvimento da civilização Egipcia nas suas margens que eram consideradas sagradas.

    ResponderExcluir