sábado, 9 de junho de 2012

CADEIA DO ATLAS

A cordilheira do Atlas é uma cadeia de montanhas no noroeste da África que se estende por 2400 km através de Marrocos, da Argélia e da Tunísia, e ainda inclui Gibraltar. O pico mais alto é o Jbe Toubkal, com 4167 m, localizado no sul de Marrocos. As montanhas do Atlas separam as margens do Mar Mediterrâneo e do oceano Atlântico do deserto do Saara. A população dessas montanhas é constituída principalmente de berberes em Marrocos e de árabes na Argélia.
Como a América do Norte, a Europa e a África formavam um supercontinente há milhões de anos, acredita-se que a cordilheira do Atlas tenham se formado como parte de orogênese Allegheniana. Essas montanhas formaram-se quando a África e a América colidiram, e foram uma cordilheira muito mais alta do que o Himalaia de hoje. Obeserve o Mapa físico abaixo e sua localização:
No extremo sul do continente, há formações do Pré-Cambriano, onde localizam-se os Montes Drakensberg com picos de 3.300 metros de altitudes.

fonte: Wikipédia

4 comentários:

  1. Cláudia, aqui também seria interessante introduzir algumas reflexões sobre, por exemplo, a influência dessa cadeia montanhosa no clima regional. Temos possibilidades de aplicar exemplos sobre os elementos do clima a partir das últimas postagens que você realizou.

    ResponderExcluir
  2. A cadeia do Atlas forma uma barreira natural que impede que umidade proveninte do mar mediterrâneo chegue até o Saara, por isso na região as pluviosidades são baixas e irregulares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor o senhor poderia me dar uma resposta maior com 5 linhas ?

      Excluir
  3. Bom eu gostaria de saber como a cadeia de atlas influência na formação do Deserto do Saara

    ResponderExcluir